10.7.16

Amuletos Japoneses!


Antes de tudo, peço desculpas por ficar muito tempo longe do blog, meu PC resolveu ''dar um susto'' em mim, e ficou no concerto até ontem, mas agora já foi concertado, e tentarei ficar não muito ausente daqui.
Enfim, procurando ideias para postagens, resolvi escrever sobre amuletos japoneses, sei que existem vários desse talismãs na cultura oriental, então listei alguns que achei super interessantes, então chega de papo e vamos lá!


MANEKI NEKO


Conhecido por trazer boa sorte para que o possui, esse gatinho é bastante popular na cultura asiática. Na maioria de suas versões é feito de cerâmica e é representado pela raça de gato Bobtail, bastante comum no Japão.

De acordo com a crença, a pata direita levantada atrai dinheiro e a pata esquerda levantada atrai clientes, pois é possível encontrar eles nas entradas de estabelecimentos comerciais do Japão.
Mas existem vários versões dele, com cores, formas de levantar a patinha diferentes, todas com um significado diferente. Por exemplo: O Maneki Neko amarelo: Atrai boas amizades e relações
Prateado: Saúde e Longevidade
Preto: Afasta espíritos e entidades ruins.
Enfim, existem vários significados! Particularmente, eu queria ter todos :v

DARUMA


O Daruma é outro simbolo de boa sorte! Ele é uma espécie de boneco, que representa um monge indiano,  chamado Bodhidharma que foi responsável pelo Zen Budismo na China. 

Dizem que esse monge ficou meditando por cerca de nove anos, sem mover um só músculo do seus olhos, acreditem, ele ate retirou as próprias pálpebras para evitar ''tirar aquele cochilo''.
Ele recebeu o nome de Daruma  pelos próprios japoneses, que vem da pronúncia Dharma.
Para fazer um pedido ao Daruma é necessário pintar um olho, e quando esse desejar for realizado, pode pintar o outros olhinho como forma de agradecimento. 

TERU TERU BOZU


Esse ''fantasminha sorridente'' é o Teru Teru Bozu (brilha, brilha monge) são bonequinhos de tecido ou papel feitos a mão.
Alguns fazendeiros japoneses colocam ele pendurados em suas janelas como amuleto, pois dizem que ele tem o poder de trazer dias bons ou ruins. Se deixar o Teru Teru Bozu de cabeça para baixo, é pedindo por chuva e pra cima por sol e vise-versa. É bastante comum ainda ver eles pelo Japão em sua maioria de cabeça para baixo. 

OMAMORI


Omamori é um amuleto feito de papel, escrito o nome de uma entidade, geralmente algum dos sete deuses da felicidade ou então é escrito alguma prece, oração, pedindo por proteção  felicidade etc.
Eles são dobrados e guardado em saquinhos, ou amarrados nos gatos da sorte (Maneki Neko) ou até mesmo em árvores. 


Espero que tenham gostado, se você tem algum talismã japonês ou algo relacionado, comentem aqui embaixo! Beijos da tia '3'Tchau.


Um comentário:

  1. Adorei aquele gatinho o MANEKI NEKO, eu quero *-*.
    Adorei saber sobres os amuletos japones.
    Amei o post.
    Beijos.
    Venha nos visitar ♥ - Fairy Tales

    ResponderExcluir